LIVROS


NOSSO PRIMEIRO LIVRO

Diante do quadro de violência e desrespeito que vem predominando em nossas escolas e na sociedade nos últimos tempos, surgem grandes preocupações e questionamentos. Será que nós, professores, podemos fazer algo para mudar essa situação? Nossa práxis pedagógica vem contribuindo para transformar essa realidade? A educação ético-moral poderá contribuir de alguma forma? Qual seria o princípio teórico que nos daria suporte para uma formação cidadã? Temas como ética, meio ambiente, pluralidade cultural, sexualidade, saúde, trabalho e consumo devem ser abordados em nossas aulas? Podemos usar atividades lúdicas para abordá-los? Um professor de Educação Física ficaria à vontade para empregar os jogos transversais? Outros educadores poderão pôr em prática essa proposta? Esses são alguns dos temas que tentamos desenvolver nesta obra e esperamos que ela possa contribuir para a reflexão sobre as questões mencionadas acima, que consideramos de grande relevância para a transformação de nossa realidade social.


                                                                                                                                                           




NOSSO SEGUNDO LIVRO




Transformar histórias, principalmente as fábulas, em aulas de Ed. Física, foi e ainda está sendo um grande prazer. Cinquenta e duas histórias marcantes para nossas vidas, pois trazem grandes reflexões sobre questões éticas do nosso cotidiano. Ele está disponível inicialmente no
site www.biblioteca24x7.com.br. Está disponível também emwww.livrariacultura.com.br. Obrigado a todos!


A obra, publicada originalmente na Espanha, apresenta uma discussão a respeito da estrutura curricular das escolas ocidentais, contrapondo à estrutura vigente uma outra, baseada nos chamados temas transversais, tais como educação para a saúde, o consumo e a igualdade de oportunidades (alguns dos temas previstos na reforma espanhola). Estes se tornariam o eixo longitudinal, vertebrador, de um sistema no qual as disciplinas tradicionais estariam em um plano transversal (ocupando lugar determinado na estrutura curricular). Nessa estrutura, os temas transversais são os eixos geradores de conhecimentos, a partir das experiências dos alunos, assim como os eixos de união entre as matérias tradicionais. Estes temas estariam presentes, portanto, de maneiras diversas, na totalidade de matérias da estrutura curricular.





No livro "Temas transversais e as estratégias de projeto", Araújo traça os caminhos para a compreensão das discussões sobre a transversalidade, bem como os assuntos relacionados à interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdiciplinaridade, no sentido de apontar-nos pistas para a compreensão das estratégias de ensino como forma de trabalhar as questões acima abordadas, bem como os temas transversais. O livro pretende oferecer ao educador e à educadora, subsídios relacionados aos temas sociais emergentes no sentido de propor a quebra de paradigmas relacionados à educação e a maneira mais eficaz e adequada de se trabalhar a transversalidade na sala de aula. 

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/resenha-temas-transversais-e-estrategia-de-projetos-saberes-necessarios-a-pratica-educativa/44154/#ixzz3or9NcIxh