ARTIGOS

1. Jogos Transversais: uma proposta de abordagem 
dos temas transversais nas aulas de Educação Física
 
Resumo
          O objetivo principal deste estudo foi o de estabelecer uma nova proposta de abordagem dos Temas Transversais nas aulas de Educação Física. Esta proposta é baseada em jogos que foram nomeados de “Jogos Transversais”. Esses jogos, ao estabelecerem uma relação com temas sociais relevantes, visam dar ênfase as aprendizagens relacionadas à formação cidadã e principalmente ao desenvolvimento ético-moral dos alunos, através do conhecimento, apreciação, experimentação, análise e consequente eleição de valores para si. Valores esses pautados nos princípios democráticos constitucionais. O resultado deste estudo foi a confirmação, através das várias fontes pesquisadas, que os “Jogos Transversais” surgem como uma boa proposta didático-metodológica para o trato dos Temas Transversais, principalmente, a medida que usa o jogo e sua ludicidade de forma contextualizada, mantendo assim um nível elevadíssimo de prazer, como meio para se atingir os fins a que se propõem os referidos temas.



2. JOGOS TRANSVERSAIS E A CONSTRUÇÃO DE VALORES SOCIOAMBIENTAIS 
 

 
RESUMO  
 
Neste estudo buscou-se realizar uma interface entre Jogos Transversais e a construção de valores socioambientais, onde o objetivo principal foi verificar através de uma pesquisa bibliográfica, se os Jogos Transversais poderiam ser utilizados como estratégia significativa para a construção dos valores citados acima. A conclusão que se chegou, foi que sim, pois os Jogos Transversais estão alinhados com o que se tem de mais atual em termos de uma educação em valores, sejam ético-morais ou especificamente socioambientais. 
  
Palavras-chave: Educação Física. Educação Ambiental. Sustentabilidade. Transversalidade. Transdisciplinaridade.