Projeto Bullying na Escola


 

 

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

10ª CORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL ENGENHEIRO GASTÃO RANGEL

PROJETO BULLYING NA ESCOLA

1.    JUSTIFICATIVA

Diante da realidade atual nas escolas, onde o respeito se apresenta como “artigo de luxo”, onde comportamentos contrários aos princípios da ética, da moral e dos bons costumes, onde se presencia atitudes de violência física e psicológica, onde a situação parece fora do controle. Precisamos buscar alternativas educacionais para o trato dessas situações equivocadas. É em função desse quadro, muitas das vezes mascarado ou encoberto, que desenvolvemos esse projeto.

 

2.    CONCEITO DE BULLYING

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de  bullying  pela turma.

“É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz" (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

 

3.    PÚBLICO ALVO

Turmas 1501, 1606, 1804, 1901, 8201 e 8901.

 

 

4.    OBJETIVO GERAL

·         Desenvolver ações educativas que possam contribuir para a reflexão e conseqüente adoção de atitudes favoráveis a um comportamento condizente com os princípios éticos democráticos.

 

 

5.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Construir com os alunos a compreensão da lógica  de um comportamento ético como alternativa de projeto individual de felicidade;

·         Estabelecer bases para uma relação de respeito mútuo entre os atores do ambiente escolar;

 

6.    METODOLOGIA

- Prática de Jogos Transversais relacionado ao tema Ética e especificamente ao valor respeito mútuo;

 - Apresentação de vídeos específicos sobre Bullying;

- Construção de apresentações como teatro, pesquisas, Rap, textos, etc...

 

7.    AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da produção dos alunos sobre o tema, ou seja, através das apresentações feitas por eles.

 

8.    CULMINÂNCIA

Será definido um dia para que os alunos realizem a apresentação de suas produções relativas ao tema.

 

9.    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BASTOS, Denis Mendes. Jogos Transversais: uma proposta de abordagem dos temas transversais nas aulas de Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 14, Nº 142, março de 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Mec/Sef, 1997, vols. 1 a 10.

 ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais, primeiro e segundo  ciclos. Brasília: Mec/Sef, 1998a.

 ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais, terceiro e quarto ciclos. Brasília: Mec/Sef, 1998b.

BUSQUET, M.D. et. al.. Temas transversais em educação: base para uma formação integral. Trad. Cláudia Shilling. 6. ed. São Paulo: Ática,1999.

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.