Escola da Natureza projeto

 

PROJETO  “ JOGOS  EDUCATIVOS E MEIO AMBIENTE “

1.      JUSTIFICATIVA

 Este projeto justifica-se pela necessidade urgente de se educar para a sustentabilidade do planeta, pois o futuro depende das ações do hoje, e hoje é notório que o homem  já agrediu tanto os recursos naturais e o meio ambiente que os sinais de alarme já estão soando. É por isso que nos achamos no dever de contribuir, através de nosso projeto, para um despertar de uma consciência e atitude ambiental mais responsável e equilibrada. 

 

2.      OBJETIVO GERAL

  Desenvolver jogos voltados para uma educação ambiental, com todas as turmas da escola, visando contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada  um e da sociedade, local e global.

 

3.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Reforçar ações que garantam um futuro sustentável.

·         Desenvolver atitudes de respeito à natureza.

·         Estimular interesses pela conservação e limpeza do ambiente escolar.

·         Destacar o impacto ambiental das ações consumistas e gananciosas do homem.

·         Desenvolvimento de valores essenciais para a reversão desta crise ambiental que vivemos.

 

4.      PÚBLICO  ALVO

  Alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental.

 

5.      METODOLOGIA

 Procuraremos atingir nossos objetivos através  da prática de jogos recreativos, populares, competitivos e cooperativos adaptados ao tema ‘ Meio Ambiente ‘, e ao final destes, uma reflexão  buscando reforçar conceitos, atitudes e novos conhecimentos .

 

  1. REFERÊNCIAL  TEÓRICO

“ Num contexto de educação escolar, o jogo proposto como forma de ensinar conteúdos às crianças aproxima-se muito do trabalho. Não se trata de um jogo qualquer, mas sim de um jogo transformado em instrumento pedagógico , em meio de ensino. “ ( Freire, 1997)

 

“ O jogo é um meio extremamente poderoso de formar comportamentos. Podemos também, por meio do jogo, modificar uma sociedade, tornando-a mais humana, cooperativa, pacífica, ou, ao contrário, tornando essa mesma sociedade extremamente  competitiva, violenta, e desumana.” ( Soler,2005)

“ O jogo também, além do seu poder educativo, proporciona momentos de alegria, prazer, fantasia e descontração e vale lembrar que sem alegria, prazer e descontração, não existe conhecimento significativo.” ( Soler, 2005)

“ Quando a criança joga, ela opera com o significado das suas ações, o que faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tornar-se consciente das suas escolhas e decisões. Por isso, o jogo apresenta-se como elemento básico para mudanças das necessidades e da consciência.” ( Coletivo de Autores, 1992)    

 

7.      DESCRIÇÃO DOS JOGOS

 

a.      PIQUE  RECICLAGEM

- TIPO : Aquecimento Dinâmico

- OBJETIVO : Desenvolver o conhecimento sobre coleta seletiva e sua importância.

- MATERIAL : 04 Lixeiras e 04 bambolês( azul, verde, amarela e vermelha ); materiais plásticos, metálicos, de vidro e papel .

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Escolher 04 pegadores para ficar cada um com 01 bambolê e o restante dos alunos espalhados livremente.

- REGRAS : Quem for envolvido pelo bambolê do pegador, que terá uma determinada cor , deverá pegar o respectivo material  reciclável  e colocá-lo na sua respectiva lixeira.

- DESENVOLVIMENTO : Ao sinal do apito  os pegadores tentarão pegar os demais alunos com os bambolês. Durante o jogo os pegadores poderão ser trocados. O jogo só termina quando acabar o interesse dos alunos.

 

b.      SALVE OS ANIMAIS

- TIPO : Cooperativo

- OBJETIVO : Estimular a preocupação  com a preservação de espécies regionais ameaçadas de extinção.

- MATERIAL : 01  espingarda de jornal  e caracterização do animal em extinção.

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Um círculo deverá ser formado por alunos de mãos dadas. Um aluno será escolhido para ser o caçador, que ficará fora do círculo  e outro para ser o animal, que ficará dentro do círculo.

- REGRAS : O caçador em hipótese alguma poderá ser agredido.

- DESENVOLVIMENTO : Ao sinal de apito o caçador tentará adentrar o interior do círculo para  pegar o animal. Os alunos do círculo tentarão impedir fechando os espaços com seus corpos. O animal deverá fugir se for necessário até para fora do círculo, quando o caçador conseguir entrar. O jogo termina quando o animal for pego pelo caçador.

 

c.       DESMAMATAMENTO NÃO

- TIPO : Cooperativo

- OBJETIVO : Desenvolver o repúdio ao desmatamento desordenado.

- MATERIAL : Árvores feitas de jornal  e cones na mesma quantidade.

- DISPOSIÇÃO INICIAL : As árvores espalhadas pelo chão e os cones pelo espaço.

- DESAFIO : Ao  sinal  de apito, todos os alunos deverão, num menor tempo possível, colocar  as árvores em pé dentro dos cones  que lhes darão a sustentação. Em seguida, com base no tempo anterior será lançado um desafio maior.

 

d.      LIMPANDO O AMBIENTE

- TIPO : Semicooperativo

- OBJETIVO : Estimular os hábitos de limpeza e organização.

- MATERIAL : O  lixo indevido do ambiente local e sacolas de lixo.

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Turma dividida em  02 equipes.

- DESAFIO : Ao sinal do apito, as equipes  deverão recolher a maior quantidade de lixo do local. A equipe que trouxer mais lixo será a vencedora.

 

e.      AR  PURO

- TIPO : Estafeta

- OBJETIVO : Esclarecer sobre  os problemas respiratórios decorrentes   da poluição do ar

- MATERIAL : (2)Pregadores de roupa e (4)cones

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Turma dividida em  02 equipes próximas aos cones de largada

- DESENVOLVIMENTO : Este jogo de “estafeta” ocorrerá com os alunos colocando o pregador no nariz e após cumprir o percurso, que pode ser correndo ou andando, passará o pregador para o colega seguinte. Vence a equipe que completar primeiro a prova.

 

 

f.        ROLETA ECOLÓGICA

- TIPO : Volta Calma

- OBJETIVO : Obter um feedback das aprendizagens ocorridas.

- MATERIAL : Um bastão pequeno.

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Alunos sentados formando um círculo .

- DESENVOLVIMENTO : O professor irá girar o bastão deitado no chão que terá uma ponta indicadora definida. Para o aluno que o bastão apontar, este deverá responder, demonstrar, explicar, executar, sobre um determinado assunto em pauta.

 

 

g.      POUPANDO ÁGUA

- TIPO : Circuito

- OBJETIVO : Sensibilizar quanto à necessidade do controle do consumo de água .

- MATERIAL : Copos descartáveis, água,  (10)cones, (6) bambolês, (6) bastões, (9) colchonetes, (9) cordas .

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Alunos na largada do circuito

- DESENVOLVIMENTO : Ao sinal do professor os alunos individualmente deverão percorrer todo o circuito com um copo de água na mão, procurando conservar esta água ao máximo. Ao final do percurso ele será orientado para beber o que restou d’aquela água.

 

 

h.      AQUECIMENTO GLOBAL

- TIPO : Teste físico

- OBJETIVO : Sensibilizar quanto ao problema do aquecimento global e sua consequências.

- MATERIAL : (30) sacos de lixo e (1) aparelho de som

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Prontos para iniciarem o primeiro exercício

- DESENVOLVIMENTO : Com uma roupa feita de saco plástico para cada aluno, em grupo, realizarão vários exercícios físicos como flexões, abdominais, tiros de 20 m, saltos em distância e altura, movimentos ritmados, etc...

 

i.        CORAL DO BARULHO

- TIPO: Cooperativo

- OBJETIVO: Despertar para problemas relacionados à poluição sonora.

- MATERIAL : Batuta( jornal, madeira,etc.. )

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Divisão em 06 grupos( Buzina, Caminhão, Britadeira, Liquidificador, Ambulância e Boi )

- DESENVOLVIMENTO : O professor como regente do coral indicará com sua batuta de jornal quais grupos propagarão seus sons, buscando causar grandes poluições sonoras.

 

 

j.        TODO PODEROSO

- TIPO : Cooperativo

- OBJETIVO : Despertar para com obrigações básicas de respeito a natureza

- MATERIAL : Nenhum

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Livre

- DESENVOLVIMENTO : Como a brincadeira do “Bente, Bente, o Frade”, o “Todo Poderoso “ demonstrará a sua insatisfação com  algumas agressões ao meio ambiente e determinará tarefas para que os co-criadores do planeta se sintam no dever de manter as coisas em ordem.

 

 

k.       QUEIMADA ECOLÓGICA INCLUSIVA

- TIPO : Semicooperativo

- OBJETIVO : Desenvolver o espírito de união para resolução de problemas ambientais

- MATERIAL : Bola leve

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Formação de (02) equipes( cada equipe representará uma ONG voltada para ecologia )

- DESENVOLVIMENTO : Este jogo de queimada joga-se no sentido inverso da queimada tradicional, ou seja, em vez de se excluir alunos para o cemitério, todos os alunos iniciam nessa área e apenas um representante de cada ONG inicia na parte central do espaço. A medida que  um ativista queima o outro com a bola, ele inclui mais um companheiro junto a sua causa. A equipe que conseguir completar o seu grupo primeiro é o vencedor.

 

 

l.        DEGELO

- TIPO : Semicooperativo

- OBJETIVO : Conscientização do problema “ degelo das calotas polares”

- MATERIAL : Bola leve

- DISPOSIÇÃO INICIAL : Formação de (02) equipes de mãos dadas uma de cada lado da quadra( Cada uma representará uma calota polar, a Ártica e Antártida )

- DESENVOLVIMENTO : Este jogo será jogado com o pé, e cada “ calota “ procurará acertar o chute na equipe adversária, quando isso ocorrer, quem foi tocado ou quantos forem tocados  pela bola, deverão compor a outra equipe . Durante um determinado tempo,  a “ calota “ que tiver menos descongelada será a vencedora.

 

 

 

 

PROF. DENIS MENDES BASTOS