EDUCAÇÃO CIDADÃ projeto

PROJETO ” EDUCAÇÃO CIDADÃ “
INTRODUÇÃO
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que foram incorporados como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação Sexual e do Trabalho e Consumo. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta é o de abrir-se para o seu debate.
JUSTIFICATIVA
Diante da ausência de uma proposta específica de abordagem, que contemplassem todos os Temas Transversais, na área de Ed. Física, buscamos assim desenvolvê-la, pois acreditamos se tratar de conteúdos importantes e urgentes, que tratam de questões sociais graves e que se apresentam como obstáculos para o pleno exercício da cidadania. Procuramos com isso desenvolver uma proposta baseada nos princípios democráticos e valores éticos estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que tem como base o texto constitucional, que são: Dignidade da pessoa humana, Igualdade de direitos, Participação e Co-responsabilidade pela vida social.
OBJETIVO GERAL
Este projeto tem como objetivo principal favorecer a compreensão da realidade e a participação social, para que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença e intervir de forma responsável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolvimento de conhecimentos, procedimentos, atitudes e valores éticos em acordo com os princípios democráticos através da prática das atividades da Cultura Corporal de Movimento.
• Construir a compreensão da cidadania e participação social.
• Desenvolver pensamento crítico, reflexivo e ético.
• Possibilitar a construção do conhecimento sobre o Brasil, valorizando a pluralidade do seu patrimônio sócio-cultural.
• Desenvolver no educando o auto-conhecimento, a auto-confiança, auto-valorização e a sua percepção como agente questionador e transformador da realidade.
• Construir a capacidade de utilização das diferentes linguagens, da lógica, da criatividade, da instituição para a construção do conhecimento.
PÚBLICO ALVO
Alunos da rede pública do 1º seguimento do Ensino Fundamental .
METODOLOGIA
Será desenvolvida uma metodologia através de atividades práticas de jogos . Esses jogos envolvem conteúdos de toda a Cultura Corporal de Movimento, como Dança, Esportes, Lutas, Ginástica, etc... Quando da execução destes, será importante, de início, a contextualização do assunto, através da abordagem de um texto, uma matéria de jornal, um poema, uma música, uma fábula ou até mesmo uma simples frase. Em seguida, após a execução do jogo ou de alguns jogos, faz-se necessário buscar a reflexão sobre o que se praticou, o tema destacado e a realidade social, fazendo com isso, uma ponte entre esses três pontos.
BLOCOS DE CONTEÚDOS
Os conteúdos desenvolvidos serão os dos “ Jogos Transversais”, que são jogos criados, recriados, adaptados, organizados para atenderem aos conteúdos dos Temas Transversais, Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo. Apesar dos “ Jogos Transversais” terem maior ênfase na dimensão atitudinal, as dimensões procedimental e conceitual também serão contempladas.
 Distribuição Anual :
- Ética - 1º Bimestre
- Pluralidade Cultural - 2º Bimestre
- Saúde e Meio Ambiente - 3º Bimestre
- Trabalho e Consumo e Orientação Sexual - 4º Bimestre
Obs.: Esta distribuição poderá sofrer alterações em função da urgência da abordagem de algum outro tema.
1.1. Ética
1.1.1. Respeito Mútuo
1.1.2. Justiça
1.1.3. Solidariedade
1.1.4. Diálogo
1.2. Pluralidade Cultural
1.2.1. Jogos específicos
1.3. Meio Ambiente
1.3.1. Jogos gerais
1.4. Saúde
1.4.1. Jogos específicos
1.4.2. Dengue
1.4.3. Tabagismo
1.4.4. Gripe Suína
1.5. Orientação Sexual
1.5.1. Corpo: matriz da sexualidade
1.5.2. Relações de gênero
1.5.3. Prevenção DST/AIDS
1.6. Trabalho e Consumo
1.6.1. Jogos específicos
1.7. Segurança no Trânsito
Jogos específicos
AVALIAÇÃO
Destacamos inicialmente que a avaliação de valores, atitudes e procedimentos, que tem presença marcante entre os conteúdos dos Temas Transversais, é bastante difícil. Ao colocar a avaliação de atitudes não se pode deixar de salientar os limites da atuação da escola nessa formação. Vale lembrar que a educação não pode controlar todos os fatores que interagem na formação do aluno e que não se trata de impor determinados valores, mas sim de ser coerente com os valores assumidos. Um papel essencial da avaliação será responder: “O que está sendo produzido com essa intervenção? Em que medida as situações de ensino construídas favorece a aprendizagem das atitudes desejadas? Para isso serão elaborados alguns instrumentos, como ficha de observação individual e coletiva e questionários.
_______________________________________________ Denis Mendes Bastos - Prof. Ed. Física